Loader Bem-vindo a www.visitbelem.pt
Dia
Noite
Descobrir
Descobrir
Fechar

Belém é novamente palco da arte equestre tradicional portuguesa

A Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE), gerida pela Parques de Sintra – Monte da Lua, apresentará regularmente, a partir de 20 de julho, no Picadeiro Henrique Calado (na Calçada da Ajuda), atividades diversas abertas a visitantes.

 

A partir de agora, o público é convidado a assistir a treinos, espetáculos semanais e até galas. Nos treinos, os visitantes poderão assistir ao trabalho de ensino que é realizado diariamente pelos cavaleiros e, durante os espetáculos, são apresentadas diversas coreografias e exercícios, tais como carrossel, rédeas longas e ares altos, ao som de música especificamente selecionada para o efeito. Nas galas, marcadas em datas especiais, o espetáculo é mais alargado e inclui a apresentação de diversos números acompanhados por efeitos de luz e som, que enriquecem o cenário.

 

A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A., gestora desta estrutura desde setembro de 2012, assinou em 2014 um protocolo com o Estado Maior do Exército Português para requalificação e utilização deste picadeiro, de forma a albergar com dignidade os espetáculos, promovendo o regresso desta arte nacional à sua zona de origem, Belém. Neste sentido, com um investimento de aproximadamente  1.355.000€, cofinanciado pelo POR Lisboa, o espaço foi amplamente requalificado, procedendo-se à adaptação de todo o interior, recuperação das fachadas e da cobertura, dotando o edifício das infraestruturas necessárias.

 

A EPAE é uma das quatro escolas de Arte Equestre na Europa. Foi criada em 1979 e tem por objetivo promover o ensino, a prática e a divulgação desta arte tradicional portuguesa, na sequência do que fazia a Picaria Real, academia equestre da corte portuguesa, encerrada no século XIX. Depois da Sociedade Hípica Portuguesa, no Campo Grande, a Escola Portuguesa de Arte Equestre instalou-se nos jardins do Palácio Nacional de Queluz, em 1996, onde realizou apresentações regulares abertas ao público.



17/07/2015
Voltar

Enviar a um amigo

Obrigado por partilhar.

Subscrever Newsletter

Obrigado por subscrever a nossa newsletter.