Loader Bem-vindo a www.visitbelem.pt
Dia
Noite
Descobrir
Descobrir
Fechar

"Retornar - Traços de Memória" inaugura em novembro em vários espaços da cidade

A iniciativa “Retornar – Traços de Memória” propõe, ao longo de quatro meses e em vários espaços, uma reflexão sobre os 40 anos da vinda das ex-colónias portuguesas de África através de debates, teatro, performances, visitas comentadas e intervenção urbana na zona ribeirinha. Arranca hoje, 4 de novembro, em vários locais de Lisboa, com debates, teatro, exposições e performances . Tem chancela da EGEAC e é desenvolvida pelas Galerias Municipais de Lisboa

 

A exposição que dá nome à iniciativa, e estará na Galeria Av. da Índia, em Belém, inclui testemunhos pessoais inéditos, documentos históricos, fotografias de época e de autor e memorabilia pessoal. Inaugura hoje às 18h.

 

Para além desta exposição, estará patente, junto ao Padrão dos Descobrimentos, uma intervenção urbana com contentores que introduz o tema da exposição através da exibição de uma fotografia de Alfredo Cunha, tirada naquele preciso local, em 1975. Este local simbólico, que assinala os Descobrimentos e a memória imperial portuguesa, receberá também debates (com personalidades como Eduardo Lourenço ou Adriano Moreira) e ainda a palestra-performance da atriz e encenadora Joana Craveiro (Teatro do Vestido), Um museu vivo de memórias pequenas e esquecidas.

 

Até 29 de fevereiro de 2016 toda a sociedade civil é convidada a participar na construção de uma memória crítica sobre um capítulo da história portuguesa que deixou várias marcas no país.

 

Consulte aqui a programação completa.



04/11/2015
Voltar

Enviar a um amigo

Obrigado por partilhar.

Subscrever Newsletter

Obrigado por subscrever a nossa newsletter.