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Centro Cultural de Belém

Concerto de Advento: Vésperas de Nossa Senhora

Capela Joanina & Flores de Música

Data: 4 dezembro 2015


Horário: 21:00

 

Local: Pequeno Auditório

 
Idade: M/6




PREÇOS

    Preços
    Plateia 16 €
    Laterais 14 €


    Descontos
    25% para menores de 25 anos e maiores de 65 (só é valido para os bilhetes da 2.ª plateia e balcões)
    20% para grupos de 10 a 50 pessoas
    5% para titulares do cartão FNAC (válido no Grande Auditório e Pequeno Auditório, para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento)
    5€ para profissionais ou estudantes da área do espetáculo (este desconto só se aplica a espetáculos de produção CCB adquiridos na Bilheteira CCB, e tem um número limitado de bilhetes)
    Desconto Cartão Amigo CCB

Apresentação

 

 

Compositor da corte de João IV, João Lourenço Rebelo foi um dos mais geniais compositores de música religiosa do Portugal seiscentista, representante da segunda geração de compositores ibéricos que escreveram música polifónica, depois de Guerrero, Garro, Lobo e outros.
Com catorze anos, entrou como menino de coro ao serviço da capela ducal de Teodósio II, Duque de Bragança, no Paço Ducal de Vila Viçosa. Nesse palácio, o Duque de Bragança havia fundado o Colégio dos Santos Reis Magos, onde se formavam compositores que, por terem de apresentar os seus trabalhos perante um público (nobre) mais exigente do que os frequentadores das igrejas, produziam obras tecnicamente mais elaboradas, nomeadamente no campo vocal, já que a capela do palácio ducal dispunha de 24 cantores, enquanto nas igrejas não se escutavam mais do que 4 vozes. Em 1630, com cerca de 20 anos, Rebelo é nomeado professor de música do filho do Duque, João II, 8° Duque de Bragança, futuro rei D. João IV de Portugal, o qual era somente seis anos mais velho que este. João Lourenço Rebelo continuou como músico e compositor, tornando-se mestre da capela ducal de Vila Viçosa. Após a Restauração da independência, a 1 de Dezembro de 1640, e com a aclamação do rei D. João IV de Portugal, João Lourenço Rebelo foi transferido para a capela real, onde continuou a promover o interesse do rei pela música, e o seu talento como compositor.
A sua paixão pela música fez com que fosse um grande colecionador de manuscritos, impressões e partituras, tendo reunido a maior biblioteca de música do seu tempo, a qual seria totalmente perdida, um século mais tarde, nos escombros do terramoto de Lisboa.
Rebelo escreveu essencialmente música sacra, compôs vilancicos, hinos, salmos, um Te Deum e missas, uma das quais para 39 vozes em homenagem ao 39º aniversário de D. João IV. Nestas composições regala-nos com um extravagante estilo composicional semelhante ao de Gabrielli e Monteverdi, caso único na música portuguesa da época, dominada pelo modelo de Tomás Luís de Victoria. Tomando contacto, mesmo sem sair de Portugal, com técnicas e estilos de composição que floresciam noutros países, João Lourenço Rebelo valoriza o contributo de grandes coros (à maneira veneziana) e retira ao órgão a exclusividade do acompanhamento musical, inserindo neste a presença de instrumentos de sopro. Como exemplo do seu estilo, as Vésperas de Nosssa Senhora são assim um execelente exemplo da melhor música de Rebelo e até da melhor música que se fazia em Portugal.


João Paulo Janeiro direção


Produção | CCB

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