Loader Bem-vindo a www.visitbelem.pt
Dia
Noite
Descobrir
Descobrir
Fechar
Museu do Combatente

“ A TRINCHEIRA”

Uma espetacular viagem no tempo

Data: Exposição permanente patente até abril de 2018


Horário
Outubro a março das 10h00 às 17h00 
Abril a setembro das 10h00 às 18h00





PREÇOS

    4€ (adultos)
    3€ (crianças a partir dos 6 anos, estudantes (Cartão de Estudante), reformados militares e grupos)
    Grátis (para sócios da Liga dos Combatentes e crianças até aos 6

Apresentação

 

 

Ao entrar neste espetáculo temático ficará frente a frente com os com os heroicos soldados portugueses que participaram na Primeira Guerra Mundial, aqui se retrata de forma realista, a vida nas Trincheiras, onde os soldados passavam longos períodos de tempo, apenas a um passo entre a vida e a morte. 

 

Não se trata de uma exposição documental, mas sim um espetáculo temático único em Portugal, utilizando cenários reais e figuras híper realistas, onde se simulam com grande realismo não só os interiores da trincheira, mas também um verdadeiro cenário de guerra, na chamada terra de ninguém, que inclui rebentamentos de bombas, incêndios, explosões, tiros das várias armas utilizadas, tudo isto recorrendo a vários equipamentos de efeitos especiais de luz e som, habitualmente utilizados no cinema.

 

18 figuras realistas, apresentadas em várias cenas que retratam com rigor a vida quotidiana dos soldados no interior de uma trincheira, como dormiam, como se alimentavam, como eram tratados os feridos, como tratavam da sua higiene, os poucos momentos de descanso e lazer, até á simulação de um verdadeiro cenário de guerra, na terra de ninguém, com a saída da trincheira para um ataque  ao inimigo.

 

Evocação do 9 de abril de 1918 com uma representação na terra de ninguém do Cristo das Trincheiras, escultura que estava nas trincheiras portuguesas da Flandres (Nouve Chapelle) e que durante a grande ofensiva perdeu as pernas e o braço e se encontra desde 1958 na Sala do Capítulo do Mosteiro da Batalha na parede atrás dos túmulos dos soldados desconhecidos.

 

Finalmente uma cena onde é retratado o final da Guerra (Armistício) – 11 de novembro de 1918, com a assinatura do Armistício na carruagem que ainda hoje está na floresta de Compiègnes – França, para recordar o fim da Grande Guerra.

 

Figurinos (fardamentos, acessórios, armamento, adereços  e cenários), resultado de uma rigorosa investigação.

 

Sequência das cenas e  efeitos especiais de luz e som, que resultam no mais absoluto realismo.

 

Olhe nos olhos destes valorosos soldados e tente imaginar o que eles sofreram, viram, sonharam e como sobreviviam ou morriam nas Trincheiras.

Voltar

Enviar a um amigo

Obrigado por partilhar.

Subscrever Newsletter

Obrigado por subscrever a nossa newsletter.