Loader Bem-vindo a www.visitbelem.pt
Dia
Noite
Descobrir
Descobrir
Fechar
Espaço Espelho d'Água

Mudar para que nada mude

WEST COAST
Exposição

Data: 14 de novembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016
segunda-feira a domingo


Horário: 11h às 24h





PREÇOS

    Entrada livre

Apresentação

Petrificação é um termo geológico que se refere ao processo de transposição de um material para outro sem contudo perder a sua forma. A forma mantém-se, as características matéricas alteram-se. Este processo foi tudo em conta para a exposição Mude para que nada mude do coletivo West Coast, que inaugura dia 13 de novembro no Espaço Espelho d'Água, em Belém.

 


Dado o contexto histórico do Espelho d'Água, West Coast propõe uma exposição em formato propaganda, dotando o espaço de características que o transformem num pavilhão fantasma evocatico da Exposição do Mundo Português (1940). O Espelho d'Água é um dos espaços arquitetónicos sobreviventes desta exposição, restando apenas, atualmente, imaginar como terão sido os demais pavilhões.

Tomando conhecimento do enorme grau de planeamento e recursos necessários para a construção de uma exposição que durou apenas 6 meses - entre 23 de junho a 3 de dezembro de 1940 - pretende-se evocar, novamente, essa transitoriedade entre o efémero e o perene. elementos como o Padrão dos Descobrimentos ou o Espelho d'Água sofreram alterações ao nível dos seus materiais mas matendo a sua forma - como no processo de petrificação em termos geológicos.

A Exposição do Mundo Português em 1940, embora precária nos seus materiais, verificou-se eficaz na sua mensagem e identidade. Essa dualidade será traduzida na exposição. Para tal, o West Coast realizou uma instalação com uma série de serigrafias a partir de imagens que apontam para a fragilidade e efemeridade das construções da Exposição do Mundo Português e do processo de transposição para o permanente existente.
No dia da inauguração será igualmente apresentado o Cocktail West Coast, um cocktail alusivo a várias latitudes marítimas.

 

 

WEST COAST

West Coast é um coletivo criado em 2014 por Francisco Pinheiro e Luísa Salvador.
A partir d eintervenções em espaços públicos - exposições, eventos, conversas - Wes Coast tem como objetivo a criação de debate em torno do imaginário marítimo e das culturas costeiras. West Coast cria também projetos em correspondência com diferentes regiões costeiras de todo o mundo, tendo como propósito identificar o que poderá ser uma linha costeira sem fronteiras.


Todas as luas cheias, West Coast partilha uma entrevista, uma reflexão ou um vídeo em www.west-coast.pt.


Neste primeiro ano foram publicadas, em formato podcast, uma série de entrevistas a vários artistas e investigadores, discutindo diferentes tópicos desde arte a temas da atualidade.

Voltar

Enviar a um amigo

Obrigado por partilhar.

Subscrever Newsletter

Obrigado por subscrever a nossa newsletter.