Loader Bem-vindo a www.visitbelem.pt
Dia
Noite
Descobrir
Descobrir
Fechar

© Hugo Santos Silva

Museu Nacional de Arqueologia

Quem nos escreve desde a Serra

Datas: 30 de maio de 2015 a 27 de setembro de 2015

Horário: Terça a domingo das 10h00 às 18h00 (Última entrada: 17h30)
Encerrado às segundas-feiras

 

Local:  Relvado e zona adjacente à entrada do Museu Nacional de Arqueologia





PREÇOS

    Gratuito

Apresentação

Exposicao quem nos escreve da serra

 

Inaugura no dia 30 de maio, às 21h00, na Entrada do Museu Nacional de Arqueologia a Exposição de Arqueologia, Quem nos escreve desde a Serra

 

Esta exposição de rua itinerante sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro, organizada pelo Museu Nacional de Arqueologia, da Direção Geral do Património Cultural, pela Câmara Municipal de Loulé, pelo Projeto ESTELA, com a colaboração do Projeto EUROVISION estará patente ao público até ao dia 27 de setembro. 

 

Durante a inauguração haverá lugar a uma abordagem contemporânea do tema pelos artistas plásticos El Menau e Ângela Menezes através da apresentação de uma pintura mural sobre o tema. Esta última irá também revelar uma instalação contemporânea no espaço contíguo à exposição.

 

A escrita do Sudoeste é a voz que nos aproxima dos pensamentos e modos de vida do passado, um dos mistérios e um dos maiores tesouros da arqueologia europeia, uma realidade arqueológica de cariz excecional, uma imagem de marca da serra que divide o Alentejo e o Algarve e um símbolo privilegiado da herança histórica da região. Ela é, afinal, a primeira manifestação, bem caracterizada, de escrita da Península Ibérica e uma das mais antigas da Europa e que está, ainda hoje, por decifrar.

 

A exposição está concebida para mostrar como este fenómeno resulta de um processo histórico e patrimonial e vai interagir com o espaço público. Localizada na entrada do Museu Nacional de Arqueologia, após mais de dois séculos de investigação sobre o tema, a exposição apresenta conteúdos escritos devidamente ilustrados e está organizada para dar a conhecer este período, a escrita do Sudoeste, onde habitavam e como viviam e morriam essas comunidades, os investigadores, os conjuntos de estelas conhecidos em Loulé e a importância do Museu Nacional de Arqueologia na preservação e investigação destes materiais arqueológicos.

 

A exposição conta ainda com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Junta de Freguesia do Ameixial, da Junta de Freguesia de Belém, da Junta de Freguesia de Benafim, da Junta de Freguesia de Salir, do Museu Municipal de Faro, da Direção Geral do Património Cultural e da Lusitânia Seguros, S.A..

Voltar

Enviar a um amigo

Obrigado por partilhar.

Subscrever Newsletter

Obrigado por subscrever a nossa newsletter.