Loader Bem-vindo a www.visitbelem.pt
Dia
Noite
Descobrir
Descobrir
Fechar

© Museu Nacional de Etnologia

Museu Nacional de Etnologia

10 anos depois: objetos de outros lugares. Doação Francisco Capelo

Data: A partir de 12 de novembro de 2014


Horários: Terça: 14h00 às 18h00 (última entrada às 17h30)            
Quarta a domingo: 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h30)

 

Encerrado: Segundas-feiras e terças-feiras de manhã

 

Local: Museu Nacional de Etnologia





PREÇOS

    Bilhete Individual: 3 €
    (50% de desconto: idade igual ou superior a 65 anos; para pais + filhos (a partir de 4 elementos); Cartão Jovem; Cartão de estudante; grátis 1º Domingo de cada mês)

Apresentação

Francisco Capelo reincidiu com nova doação ao Museu Nacional de Etnologia e nós, com ele, na aceitação e no agradecimento. Diferentemente do universo bem delimitado, de exata localização, das máscaras e marionetas do Mali, que antes doara ao museu, são agora objetos de origens e sentidos muito diversos. Não conhecemos, para cada um deles, a situação concreta do seu uso, a parcela de vida social percebida nos locais onde foram produzidos e onde são protagonistas e operadores de relações. Não resultaram, pois, de um contexto de investigação, surpreendidos e documentados na sua eficácia prática e simbólica. Esta deslocou–se para o plano da paixão que move o colecionador e os destaca pela sua beleza e excelência técnica e formal, singularidade, valor icónico.
Mas, é também pela sua diversidade e pelas culturas que permitem representar, que eles logo suscitam diálogos com outros existentes no museu, seja enquanto novas ilustrações para questões já antes formuladas, seja pelo que, de novo, passa a poder ser conhecido e mostrado, ou pelo modo como as coleções do museu vão sendo pensadas e o próprio museu como casa de acolhimento de objetos e da sua interrogação e comunicação.
Vêm de países de África e do Sudeste Asiático: Nigéria, Camarões, Gana, Mali, Myanmar, Tailândia, Laos, Cambodja, Vietnam.
A proximidade e permanente troca de informações com Francisco Capelo revelaram sempre, tanto a paixão dos objetos por parte de um colecionador que procura documentá-los para o seu melhor conhecimento, como o próprio prazer, empenhamento e confiança postos no ato da sua doação.

Voltar

Enviar a um amigo

Obrigado por partilhar.

Subscrever Newsletter

Obrigado por subscrever a nossa newsletter.